Campanha Eleitoral 2012
17/nov/2010

Postado por em Tecnologia

Como gravar a voz no iPod ou no iPhone

Como gravar a voz no iPod ou no iPhone

Várias versões do tocador da Apple, assim como smartphone, conseguem armazenar a voz do usuário; saiba como fazer isso e sincronizar os arquivos com o iTunes,

Precisa anotar um número de telefone? Grandes ideias surgem, mas não há papel e caneta por perto, não é preciso se preocupar. Se você possui um dispositivo móvel da Apple, saiba que em alguns modelos do iPhone e iPod é possível gravar lembretes de voz, para não quebrar a linha de pensamento.

Basta ditar o que deve ser lembrado, e a gravação pode ser executada no iPod, sincronizada com o iTunes para ser guardada ou ainda ouvida no próprio Mac. Para guardar essas preciosas memórias, confira nossa dica abaixo:

Antes de começar, é preciso lembrar que nem todos os modelos de iPod suportam o recurso de lembrete de voz. Os modelos atuais de iPhone, iPod Classic, iPod Nano e iPod touch oferecem a ferramenta, mas o iPod shuffle e o iPad não (há aplicativos terceirizados que permitem a gravação de voz no iPad, contudo). A Apple tem um documento de suporte (http://support.apple.com/kb/ht2396) que especifica quais versões oferecem a ferramenta. Para a maioria dos modelos, é preciso um microfone externo ou utilizar os fones de ouvido da Apple que possuem microfone. Contudo, a 5a geração do iPod nano inclui um microfone embutido e também, obviamente, o iPhone.

Dispositivos touch

voicememo.jpgOs lembretes de voz estão disponíveis em todos os aparelhos touch, com exceção da primeira geração do iPod touch e o iPad. A gravação é feita através do aplicativo de Lembretes de Voz, que tem como ícone é um microfone. Verifique se há um microfone conectado e execute o aplicativo, que mostrará um microfone antigo, acima de um medidor em unidade de volumes (VU, em inglês) e dois botões.

Para iniciar a gravação, basta clicar no botão esquerdo e começar a falar, observando a agulha do medidor, que deve ficar fora da área de vermelha para prevenir distorções. A gravação pode ser pausada no mesmo botão esquerdo (que tem o ícone de pause, formado pelas duas barras verticais) e terminada com o botão direito.

Diferentemente do iPod nano e da versão classic, não há marcação de tempo. É possível alternar para outros aplicativos enquanto os lembretes de voz são gravados; basta pressionar o botão de home e lançar outros apps. O aplicativo permite ainda a gravação de comentários em e-mails e artigos na web, entre outros.

Uma vez terminada a gravação, clique no botão no canto direito inferior (com três barras horiontais) e é aberta a área de Lembretes de Voz, que mostra  as gravações feitas ,mostrando data, hora e duração. É possível tocar, apagar ou mesmo cortar as sonoras. O usuário pode mandá-los por e-mail ou via MMS, se for um iPhone (caso o arquivo não seja muito grande) clicando no círculo azul no canto superior direito de um arquivo e clicando em Compartilhar.

Se o aplicativo de Lembrete de Voz não estiver funcionando corretamente, talvez seja necessário reinicar o iPod, segurando o botão de home e power até o dispositivo religar; isso se deve a um bug do iOS 4 no aplicativo dos dispositivos touch.

Outros aparelhos

Para aparelhos sem função touch que precisam de um microfone externo, basta plugá-lo e o ícone do aplicativo de voz vai aparecer no topo do menu (para a 5a geração do iPod nano, ele estará em Extras,Lembretes de Voz). Selecione o ícone e pressione o botão no centro e, então, escolha Começar gravação (no iPod classic, pode-se escolher entre alta ou baixa qualidade).

A tela irá mostrar um microfone com um mostrador de tempo e um medidor de volume (para o iPod nano) ou somente o microfone e o timer (para o modelo classic). É indicado que o nível esteja dentro da marca verde, para que a voz não seja distorcida. O tempo de gravação é mostrado, para se ter uma ideia da duração do lembrete e, ao pressionar o botão no centro, o aplicativo cria marcadores (parecidos com capítulos) para encontrar mais facilmente as idéias.

Ao terminar a gravação, pressione o botão de pause e escolha Parar e salvar. Para pausar e dar continuidade à gravação, escolha Pausar e, depois Continuar, ou apague o arquivo, selecionando a opção no menu. Os arquivos aparecem a partir do menu Lembretes de Voz, Gravações, onde os lembretes podem ser ouvidos ou apagados. É possível categorizar uma gravação, clicando em um lembrete na opção Categorizar;  as opções variam entre Podcast, Entrevista, Ideia, Palestra, Encontro e Lembrete.

Sincronizando com o iTunes
Quando o iPod ou iPhone contém lembretes de voz, a sincronização dos arquivos com o iTunes é automática, na próxima vez que o aparelho for conectado ao computador. Os arquivos aparecem na lista de Lembretes de Voz na barra lateral do iTunes com data e hora. Após a sincronização, eles não aparecem mais na área  de lembretes do iPod, mas estarão na lista de reprodução de Lembretes de Voz do dispositivo. Os arquivos podem ser ouvidos no iTunes, compartilhados com outros usuários ou editados.

Os lembretes são gravados em formatos diferentes de acordo com o tipo de dispositivo utilizado. Alguns usuários alegam que o iPod nano de 4a geração grava no formato Lossless da Apple, apesar de a empresa dizer que a gravação é  feita em WAV. No iPod classic, o arquivo fica no formato WAV, e a gravação oferece dois níveis de qualidade, ambos em mono (uma com a metade do tamanho de uma gravação em WAV e a outra com um quarto do tamanho).

Em todo caso, os lembretes de voz podem ocupar muito espaço: os arquivos salvos em Lossless têm aproximadamente 2.4MB por minuto, enquanto os em WAV acumulam 5.4 MB e 2.7MB, respectivamente. Esses Lembretes de Voz são uma ótima maneira para usar o iPod para gravar palestrar e entrevistas, mas é preciso ter cautela em relação ao espaço, já que, na qualidade alta, a gravação ocupa aproximadamente 300MB por hora.

Related Posts with Thumbnails

POST RELACIONADOS DO BLOG :

  1. Vídeo como gravar vinhetas para Radio
  2. Gravar usando o Nero Burning ROM
468 ad

Deixe um Comentário